Fiocruz

Sobre o curso


A especialização técnica em mamografia está legalmente fundamentada conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e a Lei nº 7.394, de 29 de outubro de 1985 e Decreto 92,790, de 17 de junho de 1986, que regulamentam o exercício da profissão do Técnico em Radiologia, determinando os parâmetros mínimos para a formação do profissional e organização do conselho de classe, em nível nacional e regional.

A atuação desse profissional exige a incorporação de princípios que orientem as ações em saúde. Um deles é compreender a condição de cidadania e atuar visando a qualidade de vida das pessoas. Além disso, a prática desse trabalhador revela especificidades técnico-científicas inerentes ao processo de produção, manejo das radiações e aquisição de imagens. Outro ponto a destacar é que a formação profissional em saúde deve reafirmar o compromisso com uma concepção de Saúde que transcenda a visão setorial e diversifique seus campos de atuação, em especial, na Saúde Pública.

Temos como objetivo o compromisso, por meio da formação técnica, de capacitar profissionais técnicos e tecnólogos em Radiologia na área de Mamografia com a finalidade de atender as demandas nacionais de profissionais nesta área, em especial na rede pública de atendimento à população, com ênfase nos riscos ocupacionais, na saúde coletiva e na política de atenção básica a mulheres na prevenção do câncer de mama. A ideia é capacitar os trabalhadores para atender à crescente demanda dos serviços de imagem, sua organização e a sua adequação às normas e recomendações vigentes no país.


 


Comissão Organizadora 
Processo Seletivo - 2025